Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-12-05 às 15h24

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas nos 150 anos do Grémio Literário de Belém do Pará

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, no Grémio Literário e Recreativo Português, Belém do Pará, 2 dezembro 2017
Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, no hospital da Beneficente Portuguesa, Belém do Pará, 2 dezembro 2017
O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, elogiou o modo como o Grémio Literário e Recreativo Português, de Belém do Pará, soube integrar e valorizar as dimensões da cultura, do conhecimento, do recreio e do lazer ao longo dos seus 150 anos de história.

José Luís Carneiro falava numa sessão em que foi entregue à instituição, pelo Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, a Ordem do Mérito outorgada pelo Presidente da República no passado dia 10 de Junho.

Na ocasião, o Grémio foi convidado a avançar com mais duas iniciativas: o lançamento na Embaixada de Portugal em Brasília da reedição de «A Arte da Cozinha», um livro do século XIX escrito por João da Matta, antigo cozinheiro da Família Real Portuguesa e Brasileira. 

A reedição desta obra, que retrata a gastronomia portuguesa e a sua inserção no Brasil, resulta de uma parceria entre o Grémio Literário e Recreativo e o Governo do Pará e que conta, agora, com o apoio das entidades portuguesas.

Outro projeto deverá ser a realização de uma candidatura, do Grémio, aos apoios ao movimento associativo português na Diáspora tendo em vista a digitalização de parte dos 35 mil títulos que constituem o seu importante espólio.

«Quando olhamos para a importante e extenso acervo bibliográfico desta entidade percebemos a dimensão do contributo dado pelos portugueses na literatura, na ciência e no pensamento. Olhar para trás e ver como os nossos antepassados valorizavam a arte e o saber é muito significativo. Temos que agradecer a instituições como o Grémio, e aos seus dirigentes, que, através de sucessivas gerações, foram capazes de preservar este património de cariz material e imaterial», disse o Secretário de Estado.

Na sua intervenção, José Luís Carneiro enalteceu o contributo dado pelos dirigentes das associações portuguesas na diáspora: «Trabalham, todos os dias, para um reencontro de culturas. Para uma redescoberta que se tem feito progressivamente entre Portugal e o Brasil nas áreas da língua, da cultura e do património histórico. A cooperação realizada nestas áreas constitui um chão sólido na relação entre os dois países irmãos e dá-nos confiança para o futuro».

O Embaixador de Portugal no Brasil sublinhou o profundo significado e a grande importância da outorga da Ordem de Mérito ao Grémio e exortou a «instituição a prosseguir o seu trabalho de valorização do importante legado material e imaterial que constitui o seu acervo e que honra a presença de Portugal no Mundo».

Em representação do Governo Estadual, o Secretário de Saúde, Vítor Mateus, manifestou o desejo de que «Portugal e o Pará possam estreitar, cada vez mais, as suas relações», com particular enfoque nas áreas da saúde da investigação científica.

Em nome do Grémio Recreativo e Literário, o seu presidente, Alírio Gonçalves, garantiu que a associação saberá honrar a Ordem de Mérito outorgada pelo Presidente da República, afirmando-se pelo seu carácter eclético, integrador e dialogante com a sociedade paraense e com as entidades que a compõem, em particular com as associações luso-brasileiras.

A iniciativa contou ainda a com a presença de diversas entidades e personalidades locais, entre elas o Vice-Cônsul de Portugal em Belém, Francisco Brandão.

Diálogo alargado

Esta foi a primeira deslocação de José Luís Carneiro a Belém do Pará. Do programa constaram visitas à Beneficente Portuguesa (fundada em 1854), que detém um hospital que realiza 10 mil cirurgias e 6000 partos por ano e à sede campestre do Grémio Literário e Recreativo.

O Governante reuniu, ainda, com as associações luso brasileiras que integram o Conselho da Comunidades Portuguesa e visitou o clube desportivo Tuna Portuguesa.

Realizou-se também uma visita aos Serviços Consulares e uma reunião com o Conselheiro das Comunidades Luís Paulo Pina.

Esta visita inseriu-se numa deslocação mais abrangente de José Luís Carneiro ao Brasil, que entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro contactou com as comunidades portuguesas e luso-descendentes de Porto Alegre, Pelotas, Santos, São Vicente, Belém e São Luís.