Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-10-14 às 16h12

Secretária de Estado do Turismo nos EUA e Canadá para aumentar interesse dos turistas por Portugal

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, inicia uma viagem oficial aos Estados Unidos da América e ao Canadá, no âmbito de um conjunto de deslocações oficiais que visam reforçar a presença de Portugal em mercados distantes mas estratégicos para a atividade turística.

Depois da Índia, da China e da Coreia do Sul, Ana Mendes Godinho contacta operadores, companhias aéreas e jornalistas dos Estados Unidos e do Canadá de forma a aumentar a atenção a Portugal em dois mercados emissores de turistas para Portugal em franco crescimento mas ainda com um grande potencial de progressão.

«O mercado norte-americano é bastante importante. São turistas que viajam ao longo de todo o ano com especial incidência no nosso inverno e com um elevado poder de compra», disse a Secretária de Estado.

Ana Mendes Godinho acrescentou que «se é verdade que os resultados deste mercado já começam a ter expressão, com taxas de crescimento que ultrapassam os 30%, estão, contudo, ainda aquém do que podemos conseguir. É preciso dar a conhecer o País e reforçar as ligações aéreas para outras cidades dos Estados Unidos». 

Em 2016 o mercado dos EUA representou 506 mil hóspedes, 1,1 milhão de dormidas e 593 milhões de euros de receitas. Nos primeiros sete meses de 2017 registam-se aumentos de 33,3% nos hóspedes (367 mil), 30% nas dormidas (845 mil) e de 37,4% nas receitas (442,2 milhões de euros).

Na agenda de Ana Mendes Godinho em Nova Iorque estão um workshop entre operadores e empresários portugueses e norte-americanos, promovido pelo Turismo de Portugal, e reuniões com companhias aéreas. A estes junta-se ainda um encontro com produtores de cinema no sentido de, à semelhança do que aconteceu na Índia, na China e na Coreia, promover Portugal como destino de filmagens.

Canadá

Depois de Nova Iorque a Secretária de Estado desloca-se ao Canadá onde a agenda será semelhante, com dois workshops promovidos pelo Turismo de Portugal com operadores e empresários nacionais que vão dar a conhecer a sua oferta para Portugal, reuniões com companhias aéreas e contacto com a comunicação social, em Montreal e Toronto. 

Apesar de menos expressivo do que o americano (361 mil dormidas e 123 mil hóspedes de janeiro a julho de 2017), o mercado do Canadá está com aumentos superiores a 20% e, à semelhança do mercado dos Estados Unidos, tem um gasto per capita alto e viaja bastante na época baixa. 

Ana Mendes Godinho destacou que «no Canadá é necessário um esforço maior, nomeadamente em ligações aéreas que permitam a vida de turistas durante todo o ano».

Nesta viagem, que começa a 15 e termina no dia 19 de outubro, a Secretária de Estado encontrar-se-á com as comunidades portuguesas locais.