Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-02-26 às 18h26

Saldo de 1542 milhões de euros na execução orçamental de janeiro de 2019

«A execução orçamental de janeiro em contabilidade pública das Administração Públicas registou um saldo de 1542 milhões de euros, representando uma melhoria de 751 milhões de euros face a 2018», refere um comunicado do gabinete do Ministro das Finanças, Mário Centeno.

A nota destaca um crescimento da receita de 10,4% e uma redução da despesa em 1,9% mas sublinha que «a execução de janeiro é ainda pouco representativa» e está «influenciada por efeitos que afetam a comparabilidade face a 2018, mas que não têm impacto na ótica das contas nacionais».

Entre os fatores mencionados para justificar a evolução favorável, destacam-se o crescimento da receita, acompanhada pelo crescimento da atividade económica e do emprego, com a receita fiscal a crescer 20,3%, «influenciada pelo alargamento do prazo do pagamento de impostos, como o ISP e o imposto do tabaco».

A nota esclarece que «a receita destes impostos referente a janeiro é registada, em contas nacionais, em 2018» e sublinha que se for eliminada a evolução destes dois impostos, a receita fiscal cresceu 12,8% «devido ao aumento da receita do IVA (15,9%), IRS (7,6%) e do IRC (84,%), devido ao desempenho da economia».

A receita de contribuições para a Segurança Social aumentou 7,3% e o comunicado sublinha que «a evolução da receita destes impostos e contribuições sociais reflete o dinamismo da economia e do mercado de trabalho, que manteve uma aceleração ao longo de 2018 e dá indicações de continuar em 2019».