Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-12-19 às 20h06

Salário mínimo aumenta para os 580 euros a partir de janeiro

Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, e Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, no final da reunião da Comissão Permanente de Concertação Social, Lisboa, 19 dezembro 2017 (Foto: Manuel de Almeida/Lusa)
O salário mínimo vai aumentar de 557 para 580 euros em janeiro do próximo ano, anunciou o Ministro do Trabalho, Solidariedade de Segurança Social, José António Vieira da Silva, no final da última das reuniões da Comissão Permanente de Concertação Social dedicada ao assunto.

O Ministro lamentou que não tenha sido possível chegar a um acordo entre o Governo, os representantes dos trabalhadores e os representantes dos patrões, que teria sido «importante para o País, mas não houve qualquer rutura nem ninguém está zangado com ninguém». Embora não tenha havido acordo, «houve maior tranquilidade» este ano em torno do aumento do salário mínimo, acrescentou o Ministro.

Segundo Vieira da Silva, a proposta das confederações patronais que «congelava a legislação laboral» é «uma reivindicação claramente excessiva» e a não assinatura de um acordo sobre o salário mínimo «não invalida nada do que já tinha sido acordado na concertação social».

Em causa está «a intenção do Governo de melhorar a negociação coletiva» e a «redução da segmentação do mercado de trabalho», matérias que serão negociadas na concertação social em 2018.