Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-01-03 às 12h10

Revitalização do Pinhal Interior no topo das prioridades para 2018

Ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira, reunido com a Associação de Moradores e com habitantes da aldeia de Ferraria de São João, Penela
O Conselho de Ministros publicou a 3 de janeiro, em Diário da República, o Programa de Revitalização do Pinhal Interior sendo esta a primeira inscrição de 2018 naquele suporte, o que traduz a prioridade do Governo dada a esta medida.

Os três objetivos do Programa são: promover o ordenamento do espaço rústico, reforçar a segurança das populações e proteger a floresta através de uma estratégia económica e social que abrange as regiões afetadas pelos incêndios de 2017.

Com a duração de cinco anos, o Programa de Revitalização do Pinhal Interior concretiza-se através de 55 medidas, das quais se destacam o Sistema de Informação Cadastral Simplificado e o Projeto PI-Investe (direcionado para novas atividades industriais), ambos já em curso.

De realçar são ainda o Projeto-piloto das Aldeias Seguras (uma rede de segurança e proteção), o Projeto-piloto de Serviço de Apoio Domiciliário Personalizado e o Projecto-piloto de Vigilância e Proteção das Florestas.

Para desenvolver esta região há também um conjunto de medidas para atrair e fixar investimento produtivo, diversificando a atividade económica e a valorização dos recursos endógenos, com destaque para o cluster florestal e para a fileira agroindustrial. 

Participação concertada de todos os agentes

O Programa de Revitalização do Pinhal Interior, que abrange 19 municípios, identifica também as áreas de governação e entidades encarregues da sua execução, bem como o calendário.

Os 19 municípios incluídos no Programa são: Alvaiázere, Ansião, Arganil, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Góís, Pedrógão Grande, Lousã, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penela, Tábua e Vila Nova de Poiares (Pinhal Interior Norte) e Oleiros, Proença-a-Nova, Mação, Sertã e Vila de Rei (Pinhal Interior Sul).

A sua implementação assenta no envolvimento concertado entre o Governo, as autarquias, organizações cívicas, empresariais e económicas da região, para além dos serviços descentralizados da Administração Pública. A execução das suas medidas é suportada pelo Orçamento do Estado, programas comunitários, fundos públicos e por privados.

O Programa é coordenado pela Unidade de Missão para a Valorização do Interior, sediada em Pedrógão Grande desde agosto e presidida por João Paulo Catarino, sob a tutela do Ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira.

UMVI – Unidade de Missão para a Valorização do Interior
Rua Dr. José Jacinto Nunes, n.º 24 – 1.º
3270-120 Pedrógão Grande, Portugal
Tel. + 351 236 488 152 
gabinete.umvi@madj.gov.pt