Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-12-13 às 10h04

Resultados das quotas de pesca para 2018 «bastante favoráveis» para Portugal

Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino
«Os resultados deste Conselho, face às expectativas, são bastante favoráveis» para Portugal, afirmou a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, em declarações aos jornalistas, após a reunião de Ministros do Mar da União Europeia, em Bruxelas, para a fixação de quotas neste setor para 2018.

A Ministra exemplificou com o biqueirão, uma espécie com elevado valor comercial: «Onde havia uma proposta de redução de 20%, foi conseguida a manutenção das quotas de pesca para o próximo ano».

«As capturas de pescada em águas nacionais sofre um corte de 12%, abaixo dos 30% inicialmente propostos por Bruxelas, e as capturas de carapau são reduzidas em 24%», acrescentou Ana Paula Vitorino, lembrando que «em nenhuma destas espécies a quota é atingida pelos pescadores portugueses».

Boa cooperação com Espanha

A Ministra sublinhou ainda a boa cooperação nas negociações com a sua homóloga espanhola, Isabel Tangerina, referindo que «os dois países trabalharam de uma forma muito próxima».

Em 2018, vão aumentar, em águas portuguesas, as possibilidades de pesca de raias (15%), lagostins (13%) e areeiros (19%), mantendo-se as quotas de julianas, solhas, linguados e tamboris. A quota de pescada cai 12% e a do carapau 24%, podendo ambas ser revistas em função de pareceres científicos.

«Mesmo assim, os valores das quotas estão acima do que é efetivamente capturado pelos pesqueiros portugueses», acrescentou Ana Paula Vitorino, dizendo também: «É evidente que todos nós gostaríamos de ter muito mais, mas houve uma redução global dos totais admissíveis de capturas a nível europeu».

A Ministra concluiu, realçando que - quer Portugal, quer Espanha - apresentaram fundamentação científica para as contrapropostas, garantindo que «todas as espécies estão dentro do rendimento máximo sustentável».

Os Ministros das Pescas da União Europeia chegaram a acordo para os totais admissíveis de capturas e quotas para 2018 após mais de 20 horas de uma negociação que se iniciou às 10 horas de dia 12 de dezembro.

Áreas:
Mar