Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-05-04 às 14h05

Requalificação do IP3 reforça segurança e competitividade económica da região

Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques
O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou que a requalificação do IP3 vai garantir «um reforço muito grande da segurança da via e um reforço da própria competitividade económica da região».
 
Em Tondela, após a apresentação do projeto de requalificação aos autarcas da Comunidade Intermunicipal de Viseu, Dão e Lafões, Pedro Marques referiu ainda que a intervenção vai permitir reduzir em cerca de um terço o tempo de viagem naquela estrada.
 
A requalificação terá um tempo estimado de três a quatro anos e a primeira intervenção, agendada para 2019, vai ser feita entre o nó de Penacova e o nó da Lagoa Azul, que abrange a zona da Livraria do Mondego.
 
«Começamos já com obra no próximo ano com aquilo que já tem projetos e fazemos o resto dos projetos e avaliações de impacto ambiental» enquanto a primeira intervenção decorre, disse o Ministro.
 
A requalificação tem o objetivo de dotar 85% do itinerário com um perfil de autoestrada, com duas vias de trânsito em cada sentido.
 
Pedro Marques reiterou o compromisso do Governo em requalificar o IP3 sem o transformar numa autoestrada com portagens, que aumentaria o custo das famílias e das empresas.