Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-10-04 às 19h57

Requalificação da frente marítima na Póvoa de Varzim começa com demolição do edifício Maresia

Edifício Maresia na Póvoa de Varzim
O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e a Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, vão assistir no dia 6 de outubro ao início dos trabalhos de demolição do Edifício Maresia, situado na Póvoa de Varzim.

O Maresia é um edifício de grandes dimensões, localizado numa zona frequentemente sujeita às investidas do mar. A todo o momento, a estrutura pode ser afetada, conduzindo, senão à rotura imediata, pelo menos a um estado de degradação tal que a sua reparação seria insustentável do ponto de vista técnico-económico.

Estando numa zona crítica, que os estudos desenvolvidos no âmbito da elaboração do Programa da Orla Costeira Caminha Espinho qualificam como de risco, e localizando-se em domínio público marítimo, as autoridades terão que proceder à demolição controlada do edifício.

A Agência Portuguesa do Ambiente, através da Administração da Região Hidrográfica do Norte (APA/ARH do Norte), iniciou, em maio, trabalhos de requalificação da frente marítima dos concelhos da Póvoa de Varzim e de Matosinhos. 

No concelho de Matosinhos já foram demolidas duas habitações que se encontravam em pleno areal da Praia do Marreco. Estas ações de requalificação da frente marítima integram um conjunto de intervenções mais alargadas que visam desenvolver um litoral resiliente.