Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-10-29 às 19h19

Reforço na aposta das energias renováveis com investimento de 50 milhões de euros

O Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, aprovou dois parques eólicos da EDP Renováveis - em Maunça (20 megawatts), na Batalha, e em Vigia (28 megawatts), em Tarouca -, que representam um investimento que ronda os 50 milhões de euros.

A instalação destes projetos insere-se na política de estabilidade contratual e regulatória assumida pelo Governo para o setor, sendo o seu fornecimento assegurado com uma forte incorporação industrial nacional, segundo as contrapartidas assumidas pelo promotor.

Nos últimos anos, a evolução tecnológica combinada com o forte potencial solar nacional impôs uma mudança de paradigma, reforçada pela necessidade de redução do défice tarifário e dos preços da eletricidade, para o aumento da competitividade da economia.

É neste contexto que assenta a aposta do Governo na promoção das renováveis, sem tarifa feed-in (subsídios pagos pelos consumidores) que penalizem a fatura de energia, em especial das famílias.

O Secretário de Estado da Energia já aprovou 14 centrais solares fotovoltaicas, com uma capacidade instalada de 521 megawatts, correspondendo ao pagamento pelos promotores de cerca de 8 milhões de euros em cauções e um investimento potencial de 381 milhões de euros.

Novos projetos contratuais

Na fase de tramitação processual encontram-se mais de 2 mil megawatts de pedidos de licenciamento de solar fotovoltaico e eólico.

Em curso estão também investimentos na área da biomassa, 182 megawatts relativos a oito centrais de biomassa, a que se juntarão em breve mais 60 megawatts, a atribuir a municípios e comunidades intermunicipais.

Na energia eólica offshore, o projeto do Windfloat traduz um investimento de cerca de 125 milhões de euros, a realizar nos próximos anos, e cujo concurso de ligação a terra está neste momento, através da REN, em fase de audiência prévia dos concorrentes à construção do cabo, para a sua adjudicação final. Este investimento não irá ser pago pelos consumidores, ao contrário do inicialmente previsto.

Acresce ainda o anúncio da EDP Renováveis, de instalação de mais 216 megawatts em parques eólicos no País.