Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-05-07 às 12h12

Reforço das relações institucionais com o Canadá «deve continuar no futuro e consolidar-se»

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas assina acordo com edilidade de Toronto, Canadá, maio de 2019 (DR)
Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas contacta com os lusodescendentes no Canadá, maio de 2019 (DR)
«Há um esforço de reforço dos meios humanos nos postos consulares, de modernização de serviços, um esforço de reforço do ensino da língua e da cultura portuguesa», afirmou o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, referindo-se ao Canadá, onde se encontra em visita oficial.

O Secretário de Estado acrescentou ainda: «Há um reforço das relações institucionais com as autoridades canadianas que deve continuar no futuro e que se deve consolidar». Estas declarações foram feitas à agência Lusa na Casa do Alentejo de Toronto.

«É para a consolidação desse trabalho que o Governo vai naturalmente trabalhar e manifestar toda a sua disponibilidade», sublinhou José Luís Carneiro.

Reforço das pessoas nos consulados

Sobre o reforço das pessoas nos consulados no Canadá (Toronto, Vancouver e Montreal), que abrangeu também a secção consular da Embaixada em Otava, o Secretário de Estado afirmou: «Esse esforço tem que continuar porque houve uma perda ao longo dos anos dos funcionários no Canadá, e é necessário prevenir com o tempo essa necessidade da sua substituição».

«O aumento da validade do cartão de cidadão, de cinco para 10 anos, e o novo modelo de passaporte, com um maior número de páginas, são ferramentas muito positivas para as comunidades portuguesas no estrangeiro», referiu José Luís Carneiro.

E acrescentou: «São duas decisões que evitam, tanto as deslocações, como as despesas e perdas de tempo». De assinalar são também «algumas medidas relativas à atribuição de nacionalidade a filhos e netos de portugueses».

Aumento do número de eleitores

As alterações à lei eleitoral de 2018, e que vão entrar em vigor já nas eleições europeias de 26 de maio, com o aumento do número de eleitores para quase 1,5 milhão, «é motivo de contentamento da comunidade», referiu ainda o Secretário de Estado.

José Luís Carneiro e a vice-presidente da Câmara Municipal de Toronto assinaram um memorando de entendimento que visa o reconhecimento oficial pelo contributo prestado pela comunidade portuguesa: «O acordo que foi estabelecido com a Câmara Municipal de Toronto para abrir esta instituição às iniciativas desportivas, culturais, recreativas e políticas da comunidade portuguesa é um resultado muito positivo», disse o Secretário de Estado.

José Luís Carneiro sublinhou o encontro de 4 de maio com o Ministro da Imigração canadiano, realçando «a abertura para a realização de sessões de esclarecimento relativas aos termos em que os cidadãos portugueses indocumentados devem procurar regularizar-se e a abertura de princípio para encontrar soluções alternativas para cidadãos que se encontram em vias de deportação».

Contexto e itinerário das visitas ao Canadá

O regresso do Secretário de Estado a este país está agendado já para a próxima semana, para encontros com a comunidade portuguesa na província de Alberta. 

Nesta visita, que decorreu entre os dias 2 e 7 de maio, José Luís Carneiro desembarcou em Montreal para encontros com o movimento associativo local, e visitou Kingston e Otava.

Segundo dados oficiais, residem no Canadá mais de 480 mil portugueses e lusodescendentes.