Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-15 às 18h29

Redução de alunos por turma está a ter impacto positivo

O Secretário de Estado da Educação, João Costa, afirmou que o balanço dos resultados da redução de alunos por turma é positivo e que está a haver impacto na medida.

Na Assembleia da República, na discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2018, o Secretário de Estado destacou as conclusões da medida nas escolas localizadas em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, especialmente na zona de Lisboa «onde há turmas maiores, por via da demografia».

O Secretário de Estado acrescentou que foi feito um estudo que vai permitir continuar e aprofundar a redução de alunos por turma já a partir do ano letivo de 2018/2019.

«Solicitámos um estudo sobre o número de alunos por turma para cruzar variáveis como o impacto financeiro, a capacidade física das escolas, os anos, as turmas, as situações em que pode ser mais benéfico. Temos esse estudo nas mãos e é com esse estudo que vamos dar continuidade a aprofundar esta medida», referiu.

Aumento de psicólogos nas escolas

O Secretário de Estado afirmou também que o número de psicólogos nas escolas está a aumentar e que o rácio de um profissional para cada 1500 alunos mudou para um psicólogo por cada 1140 estudantes.

João Costa referiu que há atualmente cerca de 990 psicólogos a trabalhar em escolas e que houve um reforço maioritário nas escolas onde mais alunos têm processos na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

«Há uma revisão de critérios para que não seja apenas um número mas sim tendo em conta a variáveis de contexto», acrescentou.

O Secretário de Estado destacou a importância dos psicólogos para o sucesso académico dos alunos, uma vez que «os psicólogos têm uma formação na promoção do sucesso académico».
Áreas:
Educação