Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-03-13 às 22h51

Programa Valorizar vai ser alargado para 100 milhões de euros

Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, na abertura da Bolsa de Turismo de Lisboa, Lisboa, 13 março 2019 (Foto: Rodrigo Antunes/LUSA)
O Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, afirmou que o Programa Valorizar – destinado ao apoio na promoção da qualificação dos destinos turísticos em Portugal - vai ser alargado para 100 milhões de euros.

Durante a inauguração da Bolsa de Turismo de Lisboa, na FIL, Pedro Siza Vieira destacou o lançamento de um novo «produto de apoio ao enoturismo», o que justifica o aumento do montante disponível no Programa.
 
O Ministro referiu que enoturismo está a captar cada vez mais turistas e cujo número terá chegado, no ano passado, os 2,2 milhões, apresentando uma média de crescimento de 10% ao ano.

«Queremos que isso continue. É bom para a produção vinícola, é bom para o nosso turismo», disse ainda.

Formas de apoio ao enoturismo

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, por sua vez, afirmou à agência de notícias Lusa que o apoio ao enoturismo, agora anunciado, visa «afirmar Portugal como um destino mundial de referência neste setor».

Os apoios irão traduzir-se «na qualificação do produto (restaurantes, alojamento, adegas ou produtores de vinho), na formação e capacitação de pessoas, na definição de um calendário de eventos e na organização de missões de jornalistas e operadores turísticos a Portugal, bem como na digitalização da oferta e criação de uma plataforma 'on-line' nacional».

Ana Mendes Godinho disse ainda que as ações de formação deverão começar no primeiro semestre deste ano, devendo abranger cerca de 1.600 pessoas.

Estão abrangidas por este plano de apoios as entidades regionais de turismo, a ViniPortugal, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho e a Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal.

Existem atualmente em Portugal cerca de 260 unidades de enoturismo. Só em 2018 foram produzidos 1 870 artigos de imprensa internacional sobre esta temática.

Os principais mercados emissores destes turistas são o Reino Unido, Brasil, Estados Unidos da América e China.

Mobilizados 112 milhões de euros através do Programa Valorizar

Sobre o Programa Valorizar, Pedro Siza Vieira referiu que o mesmo «tem tido muito sucesso no apoio à qualificação da oferta e da estruturação de novos produtos turísticos».

O Ministro afirmou que, ao todo, já foram mobilizados 112 milhões de euros de apoio ao setor turístico e que o alargamento para 100 milhões de euros, agora anunciado, «permite continuar o esforço de investimento das empresas no setor turístico e, sobretudo, qualificar a nossa oferta para diversificar os destinos turísticos em Portugal».