Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-07-06 às 12h48

Programa para o interior captou 340 milhões de euros de investimento estrangeiro no primeiro trimestre

Ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira, durante um debate de atualidade sobre a valorização do interior na Assembleia da República, Lisboa, 6 julho 2018 (Foto: José Sena Goulão/Lusa)
O Ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira, afirmou que «o programa específico de captação de investimento direto do estrangeiro já permitiu, até ao primeiro trimestre deste ano, captar 340 milhões de euros de investimento para o interior».

Na Assembleia da República, em Lisboa, durante um debate de atualidade sobre a valorização do interior, o Ministro referiu que o esforço de captação de investimento «tem de ser intensificado» porque é uma causa que «congrega todos os portugueses».

Pedro Siza Vieira sublinhou que «uma peça essencial da estratégia de valorização do interior tem de ser a atração de investimento que crie emprego e permita fixar e atrair a população». Neste sentido, o Governo criou programas específicos, no âmbito do sistema de incentivos ao investimento privado, que permitiram atrair «1840 milhões de euros de investimento para os territórios do interior» nos últimos dois anos.

O Ministro acrescentou que a população do interior tem estabilizado nos últimos anos, embora se verifique um envelhecimento gradual. Pedro Siza Vieira destacou «a necessidade de atrair população e compensar com saldos migratórios positivos» para inverter esta tendência.