Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-02-21 às 12h18

Programa Mobilizador para projetos de Investigação e Desenvolvimento na Administração Pública

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) vai promover um Programa Mobilizador para estimular a ciência dos dados e a inteligência artificial na Administração Pública, numa ação que está enquadrada na Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 (Portugal INCoDe.2030).

O primeiro concurso público para apoiar novos projetos que envolvam parcerias entre a Administração Pública e instituições científicas vai estar disponível para submissão de candidaturas entre 15 de março e 30 de abril.

Os projetos devem ser orientados para aprofundar o processamento de dados públicos e estimular a produção de novos conhecimentos relevantes para os cidadãos, tendo por base a utilização de técnicas avançadas de inteligência artificial e ciência dos dados.

O programa tem uma dotação inicial de 10 milhões de euros para um período de três anos.

Reforço das competências públicas

A interação entre a Administração Pública e as comunidades científicas vai contribuir ainda para o reforço das competências públicas em métodos de análise avançada, facilitando a decisão informada por atores coletivos e individuais, a otimização de recursos, e a valorização das políticas públicas – contribuindo assim para a melhoria de vida dos cidadãos.

O lançamento deste programa resulta de um trabalho de preparação orientado para estimular a ciência dos dados na Administração Pública, tendo envolvido muitos dos seus responsáveis e dirigentes de unidades de Investigação e Desenvolvimento.

Este trabalho foi desenvolvido sob a coordenação dos gabinetes da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em estreita colaboração com a coordenação da Iniciativa Portugal INCoDe.2030, a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Agência para a Modernização Administrativa.

Projetos demonstradores

Ficou também acordado o apoio a um conjunto limitado e selecionado de projetos demonstradores, de âmbito experimental, a iniciar em fevereiro de 2018.

A Fundação para a Ciência e Tecnologia vai financiar quatro projetos num total de até 500 mil euros por 18 meses – até agosto de 2019.

Os projetos estão direcionados para quatro áreas: avaliação de risco de desemprego de longa duração, análise de padrões de prescrição de antibióticos, prevenção em segurança alimentar e apoio inteligente a empreendedores.