Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-06-22 às 14h57

Prioridade da prevenção de incêndios florestais «foi uma grande vitória na sociedade»

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou que a prioridade dada à prevenção de incêndios florestais «foi uma grande vitória na sociedade portuguesa» porque nunca a importância da limpeza da floresta tinha ocupado tanto tempo na agenda de todos.
 
Em Braga, durante a visita ao posto da GNR de Vila Verde, Eduardo Cabrita destacou o «esforço notável» que Portugal fez durante o primeiro semestre de 2018.
 
«Portugal está mais consciente, fruto também da terrível tragédia do ano passado. Este é hoje um tema prioritário para a sociedade portuguesa, estamos mais bem preparados para este combate», acrescentou.
 
O Ministro realçou ainda o aumento da robustez do dispositivo de combate a incêndios: «Temos os meios necessários para estar mais bem preparados. Temos um dispositivo de 10 700 elementos para o período de maior resposta, desde bombeiros, forças especiais, GNR, Forças Armadas, um dispositivo com cerca de mil homens a mais do que em anos anteriores, constituímos ainda cerca de 80 novas equipas de prevenção permanentes em bombeiros de norte a sul do País».
 
Eduardo Cabrita sublinhou o esforço dos cidadãos e das autarquias na preparação da época de fogo e destacou o programa Aldeia Segura Pessoas Seguras: «Temos já mais de mil aldeias envolvidas no projeto com uma grande intervenção das juntas de freguesia, em que estas determinam os seus caminhos de evacuação, escolhem os oficias de segurança local e há uma cooperação com as forças de segurança e estruturas da proteção civil».