Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-09-14 às 18h30

Primeiro-Ministro visita Angola a 17 e 18 de setembro

O Primeiro-Ministro António Costa visita oficialmente Angola nos dias 17 e 18 de Setembro, reunindo-se com o Presidente da República João Lourenço, em Luanda. 

A reunião realiza-se no dia 18 de manhã, no palácio presidencial e inclui, além da parte protocolar (honras militares, execução dos Hinos nacionais, revista às tropas e apresentação de comitivas), intervenções do Presidente João Lourenço e do Primeiro-Ministro António Costa, e uma reunião de trabalho privada.

As delegações dos dois Governos reúnem-se entretanto, presididas pelo respetivos Ministros dos Negócios Estrangeiros, que apresentam as conclusões aos Chefes de Governo João Lourenço e António Costa.

Segue-se a assinatura de acordos, uma conferência de imprensa conjunta, e um almoço oferecido pelo Presidente de Angola ao Primeiro-Ministro de Portugal.

À tarde, o Primeiro-Ministro é recebido pelo Presidente da Assembleia Nacional, Fernando Dias dos Santos, com quem tem uma reunião de trabalho.

No primeiro dia da viagem, António Costa visita a Fortaleza de Luanda, que acolhe o Museu Nacional de História Militar, reúne-se com as empresas portuguesas a operar em Angola. À tarde, o Primeiro-Ministro dá um passeio a pé pela baia de Luanda, visita ao navio patrulha oceânico NRP Viana do Castelo, visita a obra do hospital materno infantil da Camama (obra a cargo da empresa portuguesa Casais), e encontra-se com a comunidade portuguesa no Centro Cultural Português.

No dia seguinte, o Primeiro-Ministro depõe uma coroa de flores no Memorial de Agostinho Neto, e preside à abertura do Fórum Empresarial Portugal-Angola. À tarde, após as reuniões com o Presidente da República e o Presidente da Assembleia Nacional de Angola, visita a empresa Angonabeiro e o Instituto Hematológico Pediátrico (obra a cargo da empresa portuguesa Mota-Engil).

A comitiva do Primeiro-Ministro inclui os Ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luis Capoulas Santos, os Secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, e Adjunto e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, o Diretor-Geral de Politica Externa, Pedro Costa Pereira, os Presidentes do Instituto Camões, Luis Faro Ramos, da AICEP, Luis Castro Henriques, e da Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento, Marta Mariz.

Tags: Angola