Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-04-20 às 18h21

Primeiro-Ministro e Comissário Carlos Moedas debatem futuro da UE com jovens

Encontros com os cidadãos - os jovens e o futuro da Europa
Primeiro-Ministro António Costa e Comissário Europeu Carlos Moedas na iniciativa «Encontros com os Cidadãos» sobre o futuro da Europa, Cascais, 20 abril 2018
O Primeiro-Ministro António Costa e o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, inauguraram a iniciativa «Encontros com os Cidadãos» sobre o futuro da Europa com um debate com jovens em Cascais para discutir o papel de Portugal na construção do futuro do projeto europeu. 

Este primeiro evento dos «Encontros com os cidadãos», que teve como tema «Os Jovens e o Futuro da Europa», realizou-se na Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, em São Domingos de Rana, Cascais.

Participaram mais de 200 jovens, entre os quais alguns estudantes estrangeiros, que se reúnem em Cascais para participar num evento da Capital Europeia da Juventude 2018. 

Após uma intervenção inicial da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, os jovens debateram com o Primeiro-Ministro e com o Comissário Europeu os desafios atuais e futuros da União Europeia, tendo tido a oportunidade de lhes transmitir que Europa querem para o futuro. 

Os «Encontros com os Cidadãos» sobre o futuro da Europa são uma iniciativa que o Governo irá promover por todo o País até início de 2019. Trata-se de uma iniciativa que será levada a cabo por todos os Estados Membros, cujos resultados serão apresentados ao Conselho Europeu de maio de 2019. 

Está previsto realizar mais de uma dezena de «Encontros com os cidadãos», em diversos formatos e em várias regiões do País, abrangendo as áreas mais importantes da agenda europeia. Cada evento será dedicado a um tema específico. 

O objetivo é amplificar o debate sobre as temáticas europeias, recolher o contributo da sociedade civil, auscultar as preocupações dos cidadãos face ao futuro da Europa e refletir sobre o papel que Portugal pode desempenhar na construção europeia.