Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-05-23 às 19h56

Portugueses no mundo são «empreendedores económicos, sociais e culturais»

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, durante a apresentação do I Encontro Intercalar de Investidores da Diáspora na Casa dos Açores, Lisboa, 23 maio 2018
O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, classificou os portugueses no mundo como «empreendedores económicos, sociais e culturais» e destacou a aposta do Governo na criação de «oportunidades para o encontro e a partilha de experiências» destes cidadãos nas suas cidades e regiões de origem em Portugal.

Na Casa dos Açores, em Lisboa, durante a apresentação do I Encontro Intercalar de Investidores da Diáspora, que terá lugar entre 5 e 8 de julho, no município da Praia da Vitória, na ilha Terceira, nos Açores, o Secretário de Estado realçou que os encontros de investidores da diáspora visam promover o investimento em Portugal, mas também apoiar a internacionalização de empresas, tendo por base as comunidades portuguesas residentes em diferentes pontos do globo.

Esta iniciativa é a primeira de cariz regional, seguindo-se a outros encontros promovidos pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas em Sintra (2016) e em Viana do Castelo (2017).

Em nome do Governo dos Açores, o Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt, referiu que a diáspora açoriana é constituída por cerca de um milhão de pessoas entre açorianos e descendentes de açorianos.

«Desejamos potenciar a força da diáspora açoriana e dar a conhecer, com maior profundidade, setores da economia açoriana como o turismo, a economia do mar e o agroalimentar, mas também a aposta que tem sido feita na ciência e na investigação na nossa região», contextualizou, acrescentando que a ideia é que nestas áreas em particular, e noutras também, se possam evidenciar as potencialidades dos Açores.

O encontro está aberto à presença de investidores da diáspora, não apenas açorianos, mas de outros pontos do país e do mundo. E ainda a empresários sedeados em Portugal e que desejem concretizar a sua internacionalização com base na diáspora.

A iniciativa contará com a presença de membros do Governo de Portugal e do Governo Regional dos Açores, bem como de responsáveis de entidades públicas.

Na sessão de apresentação estiveram também presentes responsáveis de entidades a quem competirá operacionalizar o evento: a coordenadora do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID), Luísa Pais Lowe, e o Diretor Regional das Comunidades no Governo Regional dos Açores, Paulo Teves.

A iniciativa será ainda levada a cabo com o envolvimento da SDEA - Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores e do Município da Praia da Vitória.

Luísa Pais Lowe referiu que a inscrição para o Encontro Intercalar da Diáspora é gratuita e poderá ser feita para o endereço de correio eletrónico gaid@mne.gov.pt, ou através da página do GAID no Portal das Comunidades, onde a informação será regularmente atualizada.