Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-07-08 às 20h12

Portugal transfere comando da missão europeia na República Centro-Africana

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, Ministra das Forças Armadas francesa, Florence Parly e Presidente da República Centro-Africana, Faustin-Archange Touadera, Bangui, República Centro-Africana, 8 julho 2019
O Major-General Hermínio Maio transferiu o seu comando da Missão Europeia de Formação e Treino na República Centro-Africana (RCA) para General francês Eric Peltier, numa cerimónia que decorreu em Bangui, na RCA.
 
Além do Ministro da Defesa Nacional português, João Gomes Cravinho, estiveram presentes a Ministra das Forças Armadas francesa, Florence Parly e o Presidente da República Centro-Africana, Faustin-Archange Touadera. 

João Gomes Cravinho sublinhou que o trabalho de Portugal «foi apreciado, prestigia as nossas Forças Armadas» e é para continuar. «Ocorreu uma passagem de testemunho do General Maio para o General francês Peltier, mas isto não significa o fim do compromisso de Portugal», disse ainda.

O Ministro afirmou que Portugal pretende continuar a contribuir para o esforço internacional para a paz e para a estabilidade na RCA, «seja na missão da União Europeia ou na Missão das Nações Unidas». 

João Gomes Cravinho disse que formação das Forças Armadas centro-africanas é um processo longo e os militares portugueses têm «feito a diferença» e sido essenciais para o acordo de paz alcançado em 2017. 

Ao fim de 18 meses à frente da missão da União Europeia - que já ajudou a formar mais de 4000 militares das Forças Armadas da República Centro-Africana - o General Maio recebeu várias condecorações, entre as quais a insígnia francesa da Ordem Nacional do Mérito.

O General destacou durante a sua intervenção a «grande evolução desde a nossa chegada, não havia praticamente tropas projetadas no terreno e neste momento mais de 1500 militares centro-africanos estão projetados no terreno». 
 
Dos militares presentes na missão europeia de treino militar, 43 regressaram a Portugal, incluindo o General Maio, que em setembro vai assumir o cargo de Diretor Adjunto da Capacidade Militar de Planeamento e Condução da União Europeia (Military Planning Conduct Capability), em Bruxelas. 

O coronel português Hilário Peixeiro é agora o segundo-comandante da força da Missão Europeia de Treino Militar na RCA.