Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-03-06 às 11h23

Portugal sublinha necessidade da criação de um novo mecanismo europeu de proteção civil

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, no Fórum Europeu de Proteção Civil, Bruxelas, 6 março 2018
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, participou no Fórum Europeu de Proteção Civil, em Bruxelas, onde realçou a necessidade da criação de um novo mecanismo europeu de proteção civil, para que tragédias como as provocadas pelos incêndios de 2017 não se repitam.

«Em junho, [na sequência do incêndio de Pedrógão Grande], pedimos apoio, numa base bilateral, a Espanha, França e Itália. Mas foi lamentável para a Europa, porque - na primeira semana - o único país que ajudou Portugal foi Marrocos», disse o Ministro.

Eduardo Cabrita acrescentou: «Os primeiros a chegar foram a força aérea marroquina. Apenas uma semana mais tarde recebemos apoio dos nossos amigos europeus. Esta é a razão pela qual a criação de um novo mecanismo europeu de proteção civil é uma prioridade de topo para Portugal» e «o Governo está tão empenhado em apoiar a proposta da Comissão Europeia» neste sentido.

Proteção civil é a prioridade máxima no País

«Se perguntarem agora, em Portugal, a grande prioridade já não é o défice nem a dívida pública. É a proteção civil, para evitar que volte a acontecer algo como no ano passado», com os incêndios de Pedrógão Grande (em junho) e de outubro, afirmou ainda o Ministro. 

E concluiu: «O Governo está muito empenhado em garantir que algo como o que aconteceu no ano passado nunca mais tenha lugar, e precisamos do vosso apoio para isso».

O Fórum Europeu de Proteção Civil, que termina dia 6 de março, é organizado pela Comissão Europeia e versa sobre cooperação nesta área.