Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-03-13 às 16h36

Portugal quer realizar cimeira de cooperação empresarial com a Galiza

Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, vice-presidente da Xunta da Galiza, Alfonso Rueda, e conselheiro de Cultura e Turismo, Román Riodriguez, Lisboa, 13 março 2019
O Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, afirmou que o Governo tem a intenção de promover a realização, ainda em 2019, de uma cimeira institucional entre o norte de Portugal e a região da Galiza.

Em Lisboa, depois de uma reunião com a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o vice-presidente da Xunta da Galiza, Alfonso Rueda, e o conselheiro de Cultura e Turismo, Román Riodriguez, onde foram tratados diversos assuntos tendo em conta a relação fronteiriça entre a Galiza e o norte de Portugal, Siza Vieira destacou a intenção futura.

«Uma cimeira institucional de cooperação empresarial à volta de temas como a Indústria 4.0, a promoção externa da atividade económica das duas regiões e questões que têm a ver com a complementaridade entre os dois setores económicos», descreveu o Ministro.

Pedro Siza Vieira frisou que a intensidade de trocas comerciais e da atividade industrial entre o norte de Portugal e Galiza «é muito significativa e tem muito valor para ambas as regiões», justificando-se então a realização de uma cimeira de cooperação empresarial.

O Ministro destacou as «relações históricas muito intensas» entre as duas regiões e acrescentou que também foram abordadas na reunião formas de potenciar as relações e trocas comerciais para benefício «da população de ambos os lados da fronteira».

«Há um tema muito evidente que já nos juntou, que é o Caminho de Santiago. A Xunta tem a vontade de potenciar o caminho português e Portugal aprovou recentemente um decreto-lei sobre a certificação dos caminhos de Santiago e de Fátima», disse.