Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-10-10 às 18h21

Portugal quer «montar um grande projeto» para desenvolver indústria aeroespacial

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou que Portugal tem o objetivo de «montar um grande projeto» com a Agência Especial Europeia na área dos micro lançadores de satélites que permita desenvolver a indústria aeroespacial.

Depois de reunir com várias empresas tecnológicas portuguesas, em Lisboa, o Ministro referiu que o objetivo de fazer de Portugal um ativo na área do espaço, incluindo a instalação de um novo centro de lançamento de satélites nos Açores, «só faz sentido se contribuir decisivamente para o desenvolvimento económico e para a criação de emprego».

«Para isto, estamos a trabalhar desde já com a Agência Espacial Europeia para criar um grande programa para desenvolver capacidade tecnológica e industrial nas nossas empresas nesta área», acrescentou.

A reunião teve o objetivo de preparar o programa de capacitação das empresas portuguesas com a Agência Especial Europeia para garantir que a instalação de um serviço de lançadores de satélite está «associada ao desenvolvimento da indústria» em Portugal.

«Estamos a desenvolver a capacidade científica para garantirmos que um serviço de lançadores no futuro tem verdadeiro impacto na criação de emprego e no desenvolvimento empresarial em Portugal», afirmou Manuel Heitor.

A Agência Espacial Europeia vai assinalar em Portugal a 11 de outubro os 25 anos do programa «General Support Technology» (GSTP), com uma conferência internacional organizada com a colaboração da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a Agência Ciência Viva.