Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-05-13 às 19h59

Portugal quer assumir-se como referência mundial de turismo sustentável

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, afirmou que o Turismo em Portugal representa atualmente «18,6% das exportações e 13,7% do PIB, se olharmos para o consumo turístico», o que demonstra a sua importância na economia nacional. 

Estas declarações foram feitas após a tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação da Hotelaria de Portugal, em Lisboa.

«Não me parece que haja uma bolha» no Turismo, sublinhou a Secretária de Estado, referindo que o objetivo do País é que «exista um crescimento sustentável, que aposta na coesão territorial e na valorização de quem trabalha» neste setor. 

Ana Mendes Godinho lembrou que o Turismo tem estado a crescer ao longo de todo o ano, com a sazonalidade a descer de 39% em 2015 para 36% no ano passado, e tem crescido em todo o país, com as maiores taxas de crescimento a registarem-se no Norte, Açores, Alentejo e Centro.

Em termos de sustentabilidade ambiental, Ana Mendes Godinho disse que «Portugal tem ainda muito por fazer para garantir que seja um dos destinos mais sustentáveis do mundo. Já fomos considerados o destino mais sustentável da Europa este ano, mas tem de ser um trabalho em contínuo, e há muitíssimo a fazer».