Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-10-31 às 17h27

Portugal propõe que 2018 seja o ano da CPLP contra a violência sobre mulheres e raparigas

Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro

A Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, participa na V reunião de responsáveis pela Igualdade de Género da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Brasília.

Na sua intervenção, a Secretária de Estado sublinhou os avanços alcançados por Portugal na promoção da igualdade entre mulheres e homens, quer no âmbito da Agenda para a igualdade no mercado de trabalho e nas empresas, quer através da estratégia nacional de educação para a cidadania, ou na estratégia nacional de prevenção e combate à violência doméstica e de género.

Sublinhando a necessidade de reforçar o trabalho de prevenção e combate a todas as formas de violência contra mulheres e raparigas, Rosa Monteiro propôs que 2018 fosse declarado o ano da CPLP nesta temática.

A Secretária de Estado anunciou ainda que seria disponibilizado um apoio financeiro para o desenvolvimento de iniciativas neste âmbito, esperando-se uma forte adesão a esta proposta por parte de todos os países, que ficará refletida no texto final da Declaração de Brasília, a ser submetida a aprovação durante a reunião.  

Da reunião prevê-se também a aprovação do Plano de Ação da CPLP 2017-2020 para a Igualdade de Género e Empoderamento das Mulheres, bem como a assinatura do memorando de entendimento entre a CPLP e a ONU Mulheres, que vem reforçar a cooperação multilateral nesta área.