Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-10-06 às 11h22

Portugal participa em exercício de gestão de crises da NATO

Com o objetivo de praticar, testar e validar os processos de gestão e tomada de decisão coletiva na resposta da Aliança Atlântica a ameaças e situações de crise, Portugal participa no exercício «CMX 2017», que decorre até 11 de outubro.

Integram o exercício testes aos mecanismos de resposta dos países em termos transversais face a determinadas ameaças, envolvendo - não só as entidades responsáveis pelas áreas de Defesa e Segurança -, mas também entidades setoriais que participam no sistema de Planeamento Civil de Emergência, como as comunicações, os transportes, a saúde, a indústria, o ambiente ou a agricultura.

As várias entidades participantes constituem uma célula de resposta nacional permanente, a partir da qual se vai processando a gestão das respostas a dar ao cenário de crise. Esta célula contará com a participação no centro de decisão de vários responsáveis políticos, militares e das diferentes áreas da Administração Pública ao longo do exercício.  

O  cenário definido para o «CMX 2017» visa testar operações de resposta num quadro de ameaças assimétricas, para permitir à NATO testar a eficácia dos processos de decisão quando confrontada com situações enquadráveis no âmbito da ativação do que se encontra estabelecido, em termos de defesa coletiva, nos artigos 4.º e 5.º do Tratado do Atlântico Norte.

Sobre o Exercício

«CMX 2017» é o exercício de nível estratégico político-militar da NATO que se realiza anualmente desde 1992, envolvendo militares e civis nas capitais dos países aliados. Conta com o alto patrocínio do Secretário-Geral da NATO e, na edição deste ano, juntam-se a Finlândia, Suécia e a União Europeia (UE).

Uma das novidades deste ano prende-se com o facto de decorrer em paralelo um exercício de gestão de crises da UE, o «EU PACE 17», que está a ser coordenado e conduzido em paralelo com o «CMX17», no quadro do reforço dos mecanismos de cooperação entre a UE e a NATO.

«CMX 2017» constitui-se assim como uma excelente oportunidade para, incorporando as lições aprendidas em exercícios anteriores, testar e adequar os processos de decisão e a legislação vigente para lidar com os cenários de crise externa, avaliando a sua eficácia e recolhendo ensinamentos para o seu aperfeiçoamento.