Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-10-04 às 22h27

Criminalidade em Portugal desceu 9% face ao período homólogo

Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa
Portugal continua a ser um dos países mais seguros do mundo. No primeiro semestre deste ano, os dados provisórios da criminalidade grave e violenta indicam que a tendência de descida se mantém em comparação com o período homólogo do ano passado, na ordem dos 9%. 

Segundo a Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, o clima de segurança gera um ambiente favorável à captação de investimento estrangeiro e à fixação de mais residentes de outros países.

Desde 2008, Portugal tem registado uma descida muito sustentada, com uma redução entre 2008 e 2016 de 32% na criminalidade violenta e grave.

Constança Urbano de Sousa apresentou estes dados no decorrer de uma iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola, durante a qual abordou ainda o combate ao terrorismo e criminalidade transnacional, o aumento de fluxo de imigrantes e de refugiados, do investimento estrangeiro, do aumento do número de residentes e da «boa cooperação» entre Portugal e Espanha.

Em Portugal há um clima de segurança e de tranquilidade públicas que têm permitido, de acordo com Constança Urbano de Sousa, o desenvolvimento económico do país e o investimento.

Ainda segundo a Ministra, estas duas vertentes têm um «enorme valor acrescentado» em termos de competitividade e recuperação económica e financeira. O clima de segurança também tem contribuído, segundo a Ministra, para que Portugal se consolide como um destino preferencial de fluxo de pessoas.

«Só em 2016, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras controlou mais de 15 milhões de pessoas, um aumento de um milhão em relação ao ano transato» referiu a Ministra, adiantando que também o número de residentes estrangeiros tem aumentado situando-se nos 400 mil, dos quais mais de 80% fazem parte da população ativa, com preponderância entre os 20 e os 39 anos.

Relativamente às Autorizações de Residência para Investimento totalizaram, em 2016, quase mil milhões de euros de investimento.