Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-21 às 12h36

Portugal na linha da frente da inovação na Administração Pública

«Estamos na linha da frente no grupo dos campeões» da inovação na Administração Pública, afirmou a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.

A Ministra acrescentou: «Fazemos parte, desde ontem [dia 20 de novembro], do ‘States of Change’ que é uma equipa de diferentes países de todo o mundo, da Austrália, Estados Unidos, Canadá e Portugal, com mais três países europeus, que ajuda outros países neste desígnio de inovar nos setores públicos».

Maria Manuel Leitão Marques está a participar numa conferência internacional sobre Inovação na Administração Pública na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), em Paris.

Portugal integrou o grupo ‘States of Change’ através do Laboratório de Experimentação da Administração Pública (LabX), uma incubadora para projetos inovadores que possam ser aplicados na Administração Pública e que é apresentada, hoje, dia 21 de novembro, na OCDE.

LabX

O LabX, que é um espaço de experimentação, foi apresentado, em Portugal, em outubro de 2016, e engloba três projetos: o Balcão Único do Emprego, o Balcão do Óbito e o Roteiro da Despesa.

«O Balcão do Óbito vai integrar serviços como Segurança Social, banca, registos e cancelamento de contratos de eletricidade, telecomunicações e água», disse a Ministra.

Maria Manuel Leitão Marques acrescentou: «No LabX estamos a experimentar um novo serviço para ajudar as pessoas quando perdem um familiar».

«Normalmente têm de interagir com serviços públicos, serviços privados, não sabem o que vão fazer num momento difícil da vida. Estamos a experimentar dar-lhes um serviço integrado num só ponto de contacto onde possam saber como e do que é que têm de tratar», referiu ainda.

Outras iniciativas inovadoras

Maria Manuel Leitão Marques foi à OCDE partilhar experiências na inovação no setor público, um propósito transversal do Governo.

Entre as iniciativas que colocam Portugal na linha da frente da inovação, a Ministra lembrou também, o IRS Automático, a Empresa na Hora, o Licenciamento Zero e o Espaço do Cidadão, afirmando que em breve vai abrir o Espaço do Cidadão Solidário, um serviço de atendimento digital assistido.

Questionada sobre as poupanças da modernização na Administração Pública, Maria Manuel Leitão Marques respondeu que «13 medidas do Simplex 2016, com impacto nas empresas, pouparam 624 milhões por ano e pouparam à Administração Pública 490 mil horas de trabalho», tendo havido uma taxa média de 69% de perceção positiva das empresas relativamente às 13 medidas.