Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-11-06 às 18h36

Portugal lança campanha para estimular participação no movimento associativo juvenil

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na cerimónia de lançamento da campanha «Associativismo Juvenil: Escola de Cidadania e Voluntariado», Arouca, 6 novembro 2018
A Federação Nacional das Associações Juvenis lançou uma campanha nacional que pretende estimular a participação no movimento associativo juvenil e promover a criação de novas associações.

Em Arouca, na cerimónia de lançamento, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, afirmou que o associativismo juvenil se tem demonstrado «como uma ferramenta absolutamente fundamental para aumentar o espírito critico, participativo e cidadão dos jovens».

O Ministro aproveitou a campanha «Associativismo Juvenil: Escola de Cidadania e Voluntariado» para desafiar os jovens a desacomodar a sociedade, congregando-se e pensando «naquilo que verdadeiramente os preocupa», aproveitando esta «excelente oportunidade para experimentar a democracia».

A campanha vai percorrer cerca de 40 escolas (duas por cada distrito de Portugal continental, duas da Madeira e duas dos Açores) e pretende inspirar «a capacidade de agir, criar e crescer», originando «novas lideranças com impacto direto na comunidade» e desenvolvendo novas competências.

A Federação Nacional das Associações Juvenis referiu que esta campanha pretende, ao mesmo tempo, «combater o afastamento e isolamento social da juventude portuguesa».

Veja o vídeo da sessão de apresentação desta Campanha Nacional, com o Ministro da Educação, na Escola Secundária de Arouca.

Tags: educação
Áreas:
Educação