Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-13 às 16h26

«Portugal está à frente da média da União Europeia nas energias renováveis»

Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, durante uma audição na comissão parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, Assembleia da República, Lisboa, 13 novembro 2017
O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que «Portugal está à frente da média europeia nas energias renováveis».

Na Assembleia da República, durante uma audição na comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, o Ministro referiu que o facto de Portugal estar na vanguarda europeia é um fator acrescido de responsabilidade.

Matos Fernandes realçou que o Acordo de Paris prevê que os países aumentem a sua contribuição para a redução das emissões de gases com efeito de estufa e que Portugal «já antecipou o que será a contribuição de 2020 quando elaborou o roteiro de neutralidade carbónica» até 2050.

O Ministro vai participar na conferência da ONU para o clima (CO23), que está a decorrer em Bona (Alemanha) durante esta semana, e disse que o objetivo é criar um «livro de regras que irá definir com detalhe» o que são ações de mitigação ou mecanismos de transparência iguais para todos os países.

«Portugal defendeu que a transparência é para todos», acrescentou o Ministro do Ambiente, realçando a importância transversal do cumprimento do Acordo de Paris.

Seca em Portugal

O Ministro sublinhou também a campanha que está a ser feita em Portugal para alertar os cidadãos para a importância da poupança de água numa altura em que o País atravessa um período de seca severa.

Matos Fernandes referiu que, apesar de a agricultura ser o maior consumidor de água e ter de haver um esforço de racionalização do seu uso, a prioridade da campanha nacional tem sido a sensibilização da população que ainda não se apercebeu a gravidade da situação.

«O que estamos a fazer é uma campanha para o comum das pessoas que ainda não percebeu que está em seca e se calhar mora em zonas que na prática nunca virão a estar em seca», disse.