Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-15 às 15h56

«Portugal Espaço 2030» apresentada no Luxemburgo a 17 de novembro

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor

A estratégia nacional para o Espaço, «Portugal Espaço 2030», juntamente com a instalação do «Centro Internacional de Investigação para o Atlântico» (AIR Center -  Atlantic Interactions Research Center) serão apresentadas pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na Conferência promovida pela NewSpace Europe, intitulada «Novas fronteiras de oportunidade», que se realiza dia 17 de novembro, no Centro Europeu de Convenções, no Luxemburgo.

O Ministro participará na Conferência, cerca das 9 horas locais, com a intervenção Opening the space frontier: Atlantic International Research Centre.

Manuel Heitor irá acompanhado por uma delegação de diversas empresas portuguesas: Active Space Technologies & Active Aerogels, D-Orbit, GMV, Omnidea, Lusospace & LusoVu, SpaceLayer, Evoleo Technologies, Deimos Engenharia e VdA, e pelo grupo do Espaço da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Esta Conferência é promovida pela Space Frontier Foundation e pelo Governo do Luxemburgo, sendo a primeira conferência NewSpace realizada na Europa, e a focar-se só nas novas indústrias do espaço associadas a pequenos e micro satélites e nas oportunidades económicas criadas por este setor emergente a nível internacional.

Decuplicar retorno até 2030

O Ministro afirmou que Portugal investe anualmente, na Agência Espacial Europeia (European Space Agency - ESA), cerca de 20 milhões de euros, sendo o retorno desse investimento 40 milhões.

«É um investimento que vale a pena, que cria emprego, e é um sinal claro que investir no conhecimento cria novos mercados. Temos é que fazer mais, pois hoje o espaço abre novas oportunidades sobretudo associadas às novas indústrias do espaço», disse Manuel Heitor, à margem da comemoração do 3.º aniversário do centro de incubação da ESA, em Coimbra.

O Ministro referiu ainda que, até 2030, o Governo quer que a taxa de retorno do investimento decuplique, ou seja, se cifre em 400 milhões de euros, objetivo para o qual está a desenvolver uma nova estratégia: «A partir de janeiro, queremos abrir mais oportunidades de projetos e de investimentos», nomeadamente na miniaturização de satélites, «uma área onde podemos desenvolver novas ideias».