Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-04-20 às 16h18

Portugal e Sérvia unidos no interesse da estabilização dos Balcãs

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e Ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia Ivica Dacic, durante uma conferência de imprensa conjunta, Lisboa, 20 abril 2018 (Foto: Mário Cruz/Lusa)
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que o tema principal da agenda bilateral entre Portugal e Sérvia no plano político e de segurança é «a estabilização dos Balcãs», numa conferência de imprensa conjunta com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia, Ivica Dacic, em Lisboa.

Os dois países «têm um interesse chave no desenvolvimento e segurança dos países balcânicos» disse Santos Silva, que acrescentou que Portugal participou na missão de manutenção de paz no Kosovo e está «muito interessado na estabilização de toda essa região, que é chave para a segurança de toda a Europa».

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia realçou que Portugal «entende os problemas pelos quais a região está a passar e está numa posição de ajudar».

«É um dos países que apoia o alargamento da União Europeia e é um dos países que tem uma atitude muito amigável para com a Sérvia e para com as nossas aspirações europeias», acrescentou Ivica Dacic.

Aumento das exportações e do investimento

Augusto Santos Silva afirmou também que «há espaço para melhorar» as exportações e o investimento de Portugal na Sérvia.

O Ministro destacou a subida de 60% nas exportações de Portugal para a Sérvia nos últimos cinco anos e referiu que há quase 200 empresas portuguesas a investir e a trabalhar no país dos Balcãs, sobretudo nos setores das obras públicas e construção, energia e ambiente e na engenharia.