Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-02-20 às 14h39

Portugal e São Tomé e Príncipe negoceiam ações de cooperação de 32,5 milhões de euros

Portugal e São Tomé e Príncipe estão a negociar a definição de ações de cooperação financiadas nos 32,5 milhões de euros que restam do Programa Estratégico de Cooperação, assinado em 2016.

Em São Tomé, a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Teresa Ribeira, destacou que «o Programa Estratégico de Cooperação é o grande instrumento-quadro da cooperação entre Portugal e São Tomé» e acrescentou que 43% dos 57 milhões de euros inicialmente aprovados já foram executados.

«Agora, trata-se de, no tempo que falta para o termo do período deste PEC, ver como é que vamos concretizar diferentes iniciativas», disse.

No primeiro de dois dias de visita a São Tomé e Príncipe, Teresa Ribeiro começou por ter uma reunião com o Primeiro-Ministro Jorge Bom Jesus e com a Ministra dos Negócios Estrangeiros, Comunidades e Cooperação, Elsa Pinto, e preparou a discussão com o governo do país africano sobre «ajustamentos e melhorias» do Programa Estratégico de Cooperação.

«Temos este relacionamento em diferentes áreas. Corre com certeza bem, tem bons resultados, mas nós podemos sempre trazer melhorias, fazer ajustamentos em função daqueles que vão sendo os desafios que aparecem», afirmou.

A Secretária de Estado sublinhou também que os dois países já decidiram sobre uma parceria estratégica, que já existe em termos informais, mas que falta ser formalizada. «Estamos a trabalhar de uma forma tão próxima e querendo contribuir para aquilo que são os grandes desafios de São Tomé e Príncipe, que eu diria que essa parceria estratégica já existe», disse.