Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-04-12 às 11h17

Portugal e Noruega discutem projetos de tecnologias espaciais e oceânicas

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, encontra-se em Oslo com a sua homóloga norueguesa, Iselin Nybø, para abordar o lançamento de uma série de novos projetos internacionais ligados às tecnologias espaciais e oceânicas.

Destes projetos faz parte a promoção conjunta de uma iniciativa de observação da Terra, entre outros domínios, no sentido de estabelecer atividades de colaboração científica entre Portugal e a Noruega no âmbito do Centro Internacional de Investigação do Atlântico (AIR Centre).

Para estimular a cooperação com a recente Agência Espacial Portuguesa, Manuel Heitor reune-se com o diretor da Agência Espacial Norueguesa, para estabelecer uma parceria na área dos micro lançadores e mini satélites, onde se inclui o programa Azores ISLP.

O encontro fica também marcado com a adesão formal da Noruega ao AIR Centre onde, para além do Mnistro, está presente o diretor do AIR Centre, Joaquín Brito, e técnicos e peritos portugueses.

A visita serve ainda para preparar o próximo Conselho Ministerial da Agência Espacial Europeia, que vai decorrer em novembro deste ano.