Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-10-22 às 17h45

Portugal e Israel reforçam colaborações científicas no domínio do mar

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Espaço de Israel, Ofir Akunis, assinaram um memorando de entendimento e cooperação para «reforçar as colaborações científicas e aumentar o intercâmbio de conhecimentos e de cientistas entre os dois Estados em matérias do mar».
 
Em Lisboa, na assinatura do documento, os dois países destacaram uma visão mútua sobre a necessidade de encontrar medidas para conter a deterioração do ambiente marinho nas suas águas territoriais.
 
A Ministra do Mar destacou que este memorando é uma «oportunidade de ouro» na proteção dos oceanos e dos mares e destacou que «as colaborações científicas e tecnológicas são a maneira mais eficaz de enfrentar estes desafios futuros».
 
Portugal e Israel pretendem promover o crescimento económico azul e vão trabalhar para «adaptar os setores marítimos para conseguir acabar com o desperdício e reduzir as emissões» de gases com efeito de estufa», refere o memorando.
 
O documento prevê também visitas mútuas de delegações científicas e peritos, participação em expedições científicas conjuntas e troca de dados, equipamentos e serviços de investigação científica.
Tags: mar, Israel
Áreas:
Mar