Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-04-10 às 19h52

Portugal e Irlanda têm «muitos interesses em comum»

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos, destacou os «muitos interesses em comum» que Portugal e Irlanda têm, no final de uma visita a Dublin.
 
Em declarações à Lusa, o Ministro referiu que Portugal é um dos 30 mais importantes parceiros comerciais da Irlanda, enquanto o país insular está entre os primeiros 20 fornecedores e 25 clientes de Portugal.
 
Numa viagem em que foi recebido pelo homólogo irlandês, Simon Coveney, e pelo presidente da câmara baixa do parlamento irlandês, Seán O’Fearghaile, Santos Silva afirmou que «é preciso ir olhando com atenção para esta dimensão bilateral» e sublinhou a forte implementação portuguesa na Irlanda, seja nas infraestruturas, ambiente, tratamento de águas ou consultoria e tecnologia.
 
Os representantes dos dois países reiteraram o desejo de o processo de saída do Reino Unido da União Europeia seja o mais suave possível e assumiram o objetivo de que «o futuro relacionamento entre a União Europeia e o Reino Unido seja o mais próximo e o mais alargado possível, quanto ao comércio e investimento, mobilidade, cooperação institucional e segurança».
 
Durante a visita oficial de dois dias, o Ministro dos Negócios estrangeiros participou na conferência «O futuro da União Europeia: uma perspetiva de Portugal», no Instituto de Assuntos Europeus e Internacionais.