Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-01-23 às 17h24

Portugal e Espanha unem esforços na sustentabilidade e recuperação da sardinha

O Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, e o Secretário-Geral das Pescas de Espanha, Alberto López-Asenjo Garcia, reuniram-se para consensualizar e aprofundar o plano plurianual de gestão da pesca da sardinha para 2018-2023.

A Ministra da Mar, Ana Paula Vitorino, recebeu o Secretário-Geral das Pescas de Espanha, que se deslocou a Lisboa para trabalhar com o Governo português o plano plurianual de gestão da pesca da sardinha, em discussão com os serviços da Comissão Europeia.

A proposta revista prevê uma recuperação da biomassa em valores superiores a 10% ano e medidas inovadoras de gestão tais como fechos em tempo real para proteção dos juvenis, programa de observadores de prolongamento do defeso - em Portugal até 30 de abril – e reforço da investigação científica.

Os dois países comprometeram-se a apresentar informações adicionais sobre o plano aos serviços da Comissão até final de janeiro.

Portugal e Espanha estão, assim a unir os seus esforços e empenho em assegurar a sustentabilidade e recuperação dos cardumes de sardinha no médio e longo prazo. 

Tags: pesca, Espanha
Áreas:
Mar