Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-10-23 às 17h59

Portugal e a Bélgica são «defensores de uma verdadeira aliança entre a Europa e África»

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e Ministro dos Negócios Estrangeiros da Bélgica, Didier Reynders, em conferência de imprensa conjunta, Lisboa, 23 outubro 2018 (Foto: Nuno Fox/Lusa)
«Portugal e a Bélgica têm relações muito próximas com África» e «desejam que uma aliança euroafricana seja verdadeiramente concretizada», afirmou o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo belga Didier Reynders.

Os dois Ministros dos Negócios Estrangeiros reuniram-se no âmbito da visita a Portugal dos Reis dos Belgas, que decorre de 22 a 24 de outubro.

Santos Silva frisou que Portugal e a Bélgica são «defensores do reforço da relação euroafricana e de uma verdadeira aliança entre a Europa e África» e que «o desenvolvimento de África é a melhor maneira de estabilizar» problemas «como o debate sobre migração na Europa».

Cooperação empresarial tripartida

O Ministro Didier Reynders afirmou o interesse da Bélgica em aderir, como país observador, à Comunidade de Países de Língua Portuguesa, para «trabalhar em conjunto» com Portugal «em relação a África e à América Latina».

A Bélgica está também interessada em desenvolver parcerias entre empresas belgas e portuguesas com projetos em África: «Propus […] que as empresas portuguesas e belgas que trabalham em África partilhem conhecimento ou trabalhem mesmo juntas no mercado africano», disse o Ministros dos Negócios Estrangeiros da Bélgica.