Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-04-22 às 18h09

Portugal assina acordo histórico de cooperação no domínio da defesa com a Costa do Marfim

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, com o Ministro de Estado e da Defesa da Costa do Marfim, Hamed Bakayolo, Oeiras, 22 abril 2019
«Este acordo é uma manifestação da importância que atribuímos à relação com a Costa do Marfim no domínio da defesa», afirmou o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, que sublinhou o facto de ser o primeiro acordo assinado com um país não lusófono e que também não é membro da NATO. 

João Gomes Cravinho recebeu o seu homólogo da República da Costa do Marfim, Hamed Bakayoko, no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, onde decorreu uma reunião bilateral e a assinatura de um acordo de cooperação no domínio da defesa. 

«A nossa expectativa é que a partir deste momento histórico haja uma interação forte, particularmente no domínio marítimo», disse o Ministro acrescentando que o documento compromete as partes «a fazer consultas a nível político-institucional» e permite 'toda uma vasta gama de interações» com a Costa do Marfim.

O Ministro de Estado e da Defesa marfinense, Hamed Bakayolo, afirmou que o seu país tem interesse «em aproveitar a experiência de Portugal, que ultrapassou grandes desafios em matéria de segurança marítima e hoje é uma referência no mundo em matéria de vigilância do Atlântico».

A relação de cooperação entre Portugal e a Costa do Marfim prevê, por exemplo, a possibilidade de receber efetivos da Marinha costa-marfinense «para formação em Portugal» e pode ainda materializar-se «na aquisição de material militar e no acompanhamento em matéria de aquisição de navios», sublinhou o Ministro marfinense.

Antes da assinatura do acordo Hamed Bakayolo visitou a Arsenal do Alfeite e o Navio Patrulha Oceânico Figueira da Foz, tendo posteriormente visitado o Instituto Hidrográfico.