Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-08-29 às 22h47

Portugal apresenta candidatura ao centro de combate às ameaças híbridas

Reunião informal de Ministros da Defesa da União Europeia, Helsínquia, 29 agosto 2019 (DR)
A Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, participou na reunião informal de Ministros da Defesa da União Europeia, em Helsínquia, na Finlândia, que decorreu entre nos dias 28 e 29 de agosto. 

Dedicada a quatro temas - a inteligência artificial e as novas tecnologias, o impacto das alterações climáticas em matérias de segurança e defesa, a segurança marítima e as ameaças híbridas – nesta reunião Portugal apresentou a sua candidatura ao centro de combate às ameaças híbridas, sito neste país.

Esta foi a primeira vez que os Ministros da Defesa da União Europeia se reuniram para debater a relação entre segurança e defesa e as alterações climáticas: «Foi um momento pioneiro, pela ameaça que este fenómeno representa dado o seu impacto multiplicador na conflitualidade, para além do efeito transformativo nas Forças Armadas», afirmou a Secretária de Estado, exemplificando com a região do Sahel. 

«As alterações climáticas produzem de uma forma cíclica também maiores índices de pobreza, que vão gerar conflitualidade interna à região, agravando a instabilidade já existente», lembrou ainda Ana Santos Pinto. 

Redução da pegada ecológica nas Forças Armadas

O debate sobre recaiu também no papel das Forças Armadas para a redução das pegadas ecológica e carbónica, ou seja, como se pode reduzir a dependência energética, melhorar a eficiência e a eficácia das unidades militares e das missões. 

«Em Portugal, estamos a fazer um trabalho muito significativo no que diz respeito a este assunto», em linha com a Estratégia Nacional, gerida pela área governativa do Ambiente e Transição Energética, afirmou ainda a Secretária de Estado.

Ana Santos Pinto acrescentou que «a Defesa está a desenvolver um conjunto de projetos para que a pegada carbónica possa ser energeticamente sustentável», podendo este trabalho repercutir-se na investigação e na redução do impacto ambiental.  

«O Fundo Europeu de Defesa tem um papel muito importante, porque poderá financiar projetos cooperativos entre vários Estados de investigação e desenvolvimento de protótipos para reduzir este impacto ambiental», referiu ainda a Secretária de Estado. 

E concluiu: «O papel da União Europeia é crucial também enquanto promotor de regras e de exemplo do comportamento ambientalmente sustentável». 

Centro de combate às ameaças híbridas

A reunião informal dos Ministros da Defesa da União Europeia terminou com um almoço conjunto com os responsáveis pela área governativa dos Negócios Estrangeiros, durante o qual as Secretárias de Estado dos Assuntos Europeus e da Defesa Nacional apresentaram a candidatura de Portugal ao centro de combate às ameaças híbridas. 

Este Centro trabalha um conjunto de ameaças não tradicionais muito vasto, desde desinformação à segurança marítima, passando pelo ciber e pelas infraestruturas críticas.

Criado em 2017 pelo governo finlandês, o Centro conta com membros da União Europeia e da NATO. A candidatura portuguesa resulta de um processo nacional de reconhecimento que as ameaças híbridas são uma prioridade dada a sua transversalidade, pelo que requerem uma abordagem de cooperação e troca de boas práticas com vista a se alcançar uma maior resiliência maximizando recursos.