Saltar para conteúdo

Notícias

2018-12-07 às 19h53

Portugal, Alemanha e Eslovénia preparam presidências da UE na área da Justiça

Ministras da Justiça de Portugal, Francisca Van Dunem, da Alemanha, Katarina Barley, e da Eslovénia, Abdreja Katic, Bruxelas, 7 dezembro 2018
As Ministras da Justiça de Portugal, Francisca Van Dunem, da Alemanha, Katarina Barley, e da Eslovénia, Abdreja Katic, reuniram-se em Bruxelas para prepararem o trio de presidências do Conselho da União Europeia dos seus países. 

A Alemanha será a primeira a assumir a presidência de 1 de julho a 31 de dezembro 2020, seguida por Portugal, entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2021, e, por fim, da Eslovénia, cuja presidência terminará em dezembro de 2021.

Os Estados-Membros que exercem a presidência por seis meses trabalham em estreita cooperação em grupos de três – chamados trios – fixando os objetivos a longo prazo e preparando uma agenda comum com os temas e as principais questões que o Conselho irá tratar ao longo do período de 18 meses. 

Neste primeiro encontro as Ministras discutiram os objetivos conjuntos na área da justiça para a presidência. O trabalho ministerial e técnico continua para a conclusão do programa.