Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-02-23 às 17h02

Portugal 2020 vai apostar mais nas qualificações, investimento e coesão

O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou que a reprogramação do Portugal 2020, que o Governo vai propor à Comissão Europeia em março, terá como prioridades as qualificações, o investimento empresarial, a descarbonização e a coesão territorial.

Pedro Marques, que falava no final de uma reunião da Comissão Permanente de Concertação Social, afirmou que, nessa reprogramação dos fundos europeus, o ensino profissional e a educação de adultos vão ser reforçadas em 300 milhões de euros cada. 

«Genericamente, na questão do ensino profissional, serão mais de 300 milhões de euros os valores a reforçar e a mesma coisa, uma verba superior a 300 milhões, para a educação de adultos, através do programa Qualifica», disse o Ministro.

Pedro Marques sublinhou que o reforço de verbas nestas duas áreas, «muito importantes na reprogramação do Portugal 2020», corresponde a uma aposta clara do Governo. «O valor vem de prioridades que deixámos de ter, no contexto da proposta do Governo anterior, no ensino vocacional ou no ensino recorrente, por exemplo», disse Pedro Marques.

Programas regionais sem alterações

O Ministro disse ainda que não haverá alterações nas dotações dos programas regionais, havendo um «reforço do financiamento da componente científica» nesta área. 

Pedro Marques acrescentou que a estratégia seguida pelo Governo nos fundos comunitários parece ser «bastante consensual» entre os parceiros sociais. 

A reunião com a Comissão Permanente de Concertação Social integra-se num ciclo de audições que o Governo está a realizar sobre a reprogramação do Portugal 2020, tendo-se já realizado uma sessão com a Associação Nacional de Municípios Portugueses.