Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-04-10 às 17h20

Portugal 2020 tem três mil milhões de euros para as autarquias

Ministro do Planeamento, Nelson de Souza
O Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, afirmou que o programa Portugal 2020 tem «perto de três mil milhões de euros» de fundos disponíveis para apoiar o investimento das autarquias.
 
Em Lisboa, depois de uma reunião com a Associação Nacional de Municípios Portugueses, o Ministro realçou que «há oportunidades para aproveitar e investimento para executar» e referiu que os municípios têm um contributo e atividade importante no âmbito do Portugal 2020.
 
«No quadro dos municípios, existe uma verba total, que foi orçamentada já incluindo o reforço da reprogramação, de perto de três mil milhões de euros de fundos disponíveis para apoiar investimento das autarquias», disse, acrescentando que, desse valor, «estão ainda disponíveis para futuras aprovações 1,2 mil milhões de euros».
 
O Ministro referiu que o Portugal 2020 permite que a execução dos projetos possa ser concluída até 2023 e frisou a importância de «conceber e fazer aprovar os projetos» para garantir a capacidade de boa execução e proveito por parte das populações e regiões portuguesas.
 
Nelson de Souza afirmou ainda que o Governo quer dar continuidade à colaboração e cooperação com os municípios na «procura de soluções concretas para os problemas identificados», não só para dar boa execução aos atuais fundos mas também, sobretudo, corresponder com melhores políticas para o período pós-2020, que correspondam à estratégia do que se deseja para Portugal na próxima década.