Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-03-22 às 19h07

População deve evitar comportamentos de risco de incêndio

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, na apresentação pública da plataforma de emergência e proteção civil intermunicipal, Tondela, 22 março 2019
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou que a população deve evitar «comportamentos que aumentem o risco, quer no cuidado com aquilo que pode provocar incêndios, quer com trabalhos agrícolas».
 
Em Tondela, na apresentação pública da plataforma de emergência e proteção civil intermunicipal das comunidades intermunicipais das regiões de Coimbra e Viseu Dão Lafões, o Ministro destacou que «esta prevenção é meio caminho andado para viver em segurança».

Esta plataforma de base tecnológica, desenvolvida pelas Comunidades Intermunicipais de Viseu Dão Lafões e da Região de Coimbra, tem como objetivo o apoio ao planeamento e gestão de riscos no âmbito da proteção civil.

Pretende-se, com a sua implementação, a criação de um sistema de informação avançado de monitorização de risco e catástrofes e gestão dos recursos naturais, bem como o envolvimento e participação das principais entidades e agentes de proteção civil, localizados nos 33 municípios das referidas Comunidades Intermunicipais.
 
Eduardo Cabrita referiu que foi feito «um grande trabalho de prevenção em todo o inverno», desde a limpeza à volta de casas isoladas e à volta de povoações à autoproteção e ao conhecimento de «saber que os meios estão mobilizados, dos aéreos aos terrestres, aos sapadores florestais, como a atividade preventiva, as forças de segurança, e a autoridade da proteção civil».
 
A redução em 2018 de 68% da área ardida foi um resultado animador mas «é preciso fazer ainda mais e melhor». «Neste momento não podemos baixar a intensidade da nossa ação», acrescentou.
 
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou hoje que está previsto risco de incêndio elevado e muito elevado em seis concelhos do distrito de Faro. No fim de semana o risco aumenta, prevendo-se que seja muito elevado para o distrito de Faro e Portalegre e elevado em 22 concelhos de Faro, Beja, Castelo Branco, Santarém e Portalegre.