Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-12-12 às 16h23

Plataforma das Indústrias de Defesa tem novo presidente

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, indigitou o Major-General Henrique Castanheira Macedo para Presidente do Conselho de Administração da Plataforma das Indústrias de Defesa. Henrique Macedo foi ontem eleito pela Empordef e assumiu hoje as suas novas funções.

Henrique Castanheira Macedo desempenhava o cargo de subdiretor da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) desde 13 de janeiro de 2015. 

No exercício deste cargo foi responsável pela conceção e desenvolvimento de políticas de recursos humanos, requisição de armamento e equipamento, gestão de património e infraestruturas. Participou no planeamento de defesa da NATO e da UE, nomeadamente ao nível da gestão de armamento nas diferentes fases do seu ciclo de vida.
 
Enquanto subdiretor da DGRDN destacam-se ainda a coordenação da candidatura nacional ao consórcio europeu Vigilância e Seguimento Espacial da Comissão Europeia, a realização do Dia das Indústrias de Defesa na Agência de Apoio e Compras da NATO, a organização do Diálogo das Indústrias de Defesa Portugal-Brasil, a adesão de Portugal à parceria de desmilitarização, desmantelamento, alienação de equipamentos e sistemas de armas e a coordenação do grupo de trabalho para a criação de uma Academica Cibernética e Hub de Inovação. 

O Major-General proposto pelo Ministro tem uma longa e relevante experiência profissional em diversos cargos no âmbito nacional e internacional. Formado em Ciências Socio-Militares, Engenharia Eletrónica e de Computadores, combina o planeamento estratégico, a definição de políticas, o planeamento e programação militar no domínio dos recursos humanos e materiais. 

A CReSAP emitiu um parecer de favorável, fazendo uma apreciação muito positiva.

A Plataforma das Indústrias de Defesa (idD) foi criada em 2014 e é responsável pela implementação de uma estratégia nacional para promoção externa da Base Tecnológica e Industrial de Defesa.