Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-14 às 10h52

Plano Nacional de Regadios com financiamento aprovado avança no início de 2018

Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, na discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2018, Assembleia da República, novembro de 2017

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, anunciou que o Governo obteve aprovação para avançar com o Plano Nacional de Regadios, que representa um investimento de mais de 400 milhões de euros para construir cerca de 90 mil hectares de área de regadio, metade dos quais em Alqueva.

 

Estas declarações foram feitas na audição conjunta da comissão de Agricultura e Mar e da comissão do Orçamento e Finanças, no âmbito da apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2018 na Assembleia da República.

 

O Ministro acrescentou que o Governo espera dar início aos trabalhos a partir de janeiro, e que o Plano será financiado através de dois empréstimos conjugados no montante global de 260 milhões, 80 milhões dos quais serão concedidos pelo Banco do Conselho da Europa, e o restante valor pelo Banco Europeu de Investimento.

 

O plano de financiamento é complementado pelo Programa de Desenvolvimento Rural, onde estão já aprovados os projetos dos restantes regadios que integram o Plano Nacional de Regadios.

 

Luís Capoulas Santos sublinhou a importância deste Plano no domínio do uso eficiente da água, «um desígnio importantíssimo para o País, e, em particular, para a agricultura, especialmente neste contexto de alterações climáticas e de seca que Portugal atravessa».