Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-09-10 às 20h12

Plano de reordenamento económico da Serra de Monchique pronto até final do ano

As autarquias da Serra de Monchique estão a conceber um projeto pioneiro de reordenamento económico, para criar uma nova paisagem que evite as vulnerabilidades da atual ao fogo, até ao final do ano. 

«Em conjunto com as autarquias, estamos a fazer um programa para a paisagem da Serra de Monchique, que dê uma garantia muito mais efetiva de que os fenómenos tão dramáticos do fogo que se viveu há pouco tempo, não voltarão a ocorrer», disse o Ministro do Ambiente, Matos Fernandes.

O Ministro afirmou que o objetivo é «ter uma paisagem desenhada e projetada com aquilo que é a forma de melhor valorizar aquele território e aquele capital natural». 

Matos Fernandes acrescentou que «das várias coisas que a economia rural pode dar daquele território, uma delas é termos um território muito mais resistente ao fenómeno do fogo», que consumiu 26 mil hectares no início de agosto.

O projeto consiste em substituir culturas e o uso do solo «sem retirar rendimentos a ninguém», disse o Ministro, acrescentando que uma ação destas é «completamente pioneira».

Plano estruturado até final do ano

«Até ao final do ano vamos ter esse plano bastante bem estruturado», afirmou Matos Fernandes, estando presentemente a decorrer as reuniões de trabalho coordenadas pelo Presidente da Câmara de Monchique, Rui André.


O Ministro do Ambiente fez estas declarações numa sessão de discussão pública da vertente de ação climática do Programa Nacional de Investimentos 2030.

O Programa Nacional de Investimentos 2030 é o instrumento de definição das prioridades nacionais de investimentos infraestruturais estratégicos de médio e longo prazo, nos setores da mobilidade e transportes, ambiente e energia.

Na área do ambiente, estão em discussão temas relacionados com o ciclo urbano da água, recursos hídricos do litoral e da conservação da natureza e alterações climáticas.