Perfil dos alunos em debate dia 15 de janeiro - XXI Governo - República Portuguesa

Notícias

2018-01-12 às 10h42

Perfil dos alunos em debate dia 15 de janeiro

A área de governação da Educação desafiou as escolas a participarem num debate nacional a realizar no dia 15 de janeiro para refletir sobre formas de organizar o ensino para traçar o Perfil dos Alunos.

Para além de uma conferência que terá lugar na Fundação Champalimaud, em Lisboa, às 10h00, as escolas vão associar-se a esta iniciativa a nível local, seja através do acompanhamento do debate via Internet, seja através da realização de iniciativas próprias.

Esta conferência integra ainda um painel destinado a pensar a escola e os alunos. Moderado por Catarina Furtado, o painel será composto pelo cientista Arlindo Oliveira, o jurista Laborinho Lúcio, o músico Miguel Coimbra, a jornalista Bárbara Wong e o selecionador nacional de futebol Fernando Santos. 

Desafios colocados à escola

Em tempos de revolução tecnológica e de aceleradas mudanças no conhecimento e na sociedade, em que os desafios da sustentabilidade carecem de respostas prementes, a área de governação da Educação equacionou, há um ano, um conjunto de questões como: Que características tem um aluno bem-sucedido? Que competências desenvolveu ao longo dos seus 12 anos de escolaridade? 

A resposta, inscrita no documento intitulado «Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória», homologado em 2017, convida o sistema educativo a promover uma escolaridade que desenvolva o conhecimento, a capacidade de pesquisa de informação, a competência comunicativa, a eficácia na resolução de problemas, a sensibilidade estética e artística, e a preocupação ativa com o bem-estar individual e comunitário. 

As conclusões do estudo foram apresentadas pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, numa sessão realizada a 11 de fevereiro de 2017.

Depois de professores, alunos, investigadores, associações científicas e profissionais, organismos internacionais do setor, é altura de ouvir outras pessoas e refletir sobre novas formas de organizar a escola.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas aqui
Tags:
alunos, escolas
Áreas:
Educação