Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-07-24 às 14h26

Parque Urbano da Várzea vai diminuir o risco de cheias em Setúbal

Parque Urbano da Várzea vai permitir reduzir o risco de cheias em Setúbal e desempenhar o papel de zona de convivência (Foto: Rui Minderico/Lusa)
O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que a construção do Parque Urbano da Várzea vai contribuir para a diminuição do risco de cheias em Setúbal.
 
Durante uma visita às obras, em Setúbal, o Ministro referiu que «o que está a ser feito é a criação de uma bacia de retenção muito grande, no próprio leito da ribeira, que vai fazer que, quando existirem cheias, uma grande quantidade de água fique retida, sem transtornar ninguém».
 
O projeto hidráulico na Várzea representa um investimento total de 3,6 milhões de euros e a bacia de água terá uma capacidade para «mais de duzentos mil metros cúbicos», o que «reduz bastante o risco de cheias na cidade».
 
A obra, com o financiamento comunitário de 85% por parte do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), no âmbito do Portugal 2020, contempla ainda a elaboração de novas passagens hidráulicas, ações de desobstrução e regularização do troço final da Ribeira do Livramento.
 
O Ministro destacou que este é um projeto «de grande inteligência» e com finalidade dupla: além de proteger a cidade na prevenção de cheias, será também uma «zona de convivência».