Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-01-22 às 20h28

Parque Natural do Douro Internacional com investimento de 900 mil euros

«O plano de restauro e prevenção do Parque prevê um investimento de cerca de 900 mil euros, que serão distribuídos pela prevenção estrutural e vigilância, restauro e conservação de habitats prioritários, tais como os azinhais e zimbrais», afirmou a Secretária de Estado, em declarações à agência Lusa, em Mogadouro.

Célia Ramos acrescentou que «a contratação de um grupo de sapadores florestais e campanhas de sensibilização para boas práticas silvopastoris são outras prioridades».

«No que respeita à avifauna do Parque, será construída - ao longo de toda a área protegida - uma rede de alimentadores principalmente destinados às aves necrófagas», disse também.

Prevenir a repetição dos incêndios de 2017

«Este projeto surge na sequência dos incêndios do verão passado, que deixaram marcas na área do parque natural, e que está a ser experimentado com sucesso, em áreas como no Parque Nacional da Peneda - Gerês, que apresenta menos área ardida», disse ainda a Secretária de Estado.

Célia Ramos sublinhou a criação de uma brigada de sapadores florestais, composta por cinco elementos, que terá como missão a vigilância e primeira intervenção na área do Parque para evitar danos nos ecossistemas, como os deixados pelo incêndio de julho que deflagrou em Picote, em Miranda do Douro.

«O objetivo deste projeto é salvaguardar o valor excecional das áreas protegidas situadas em território nacional através de um plano de proximidade que envolva os municípios e as populações. Vamos também fazer ação demonstrativas daquilo que se pode fazer em matéria de previsão e risco de incêndio», concluiu.

Segundo dados oficiais, em 2017 foram registadas neste Parque 15 ignições, que afetaram uma área estimada de 400 hectares, da qual cerca de 30% reunia um elevado valor ambiental. 

O Parque Nacional do Douro Internacional inclui os troços fronteiriços do rio Douro e Águeda, bem como as superfícies planálticas confinantes pertencentes a Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta (Bragança) e Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda), e que se estende ao longo de mais de 120 quilómetros.