Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-05-29 às 18h54

Obras do Mouchão da Póvoa custam um milhão de euros e acabam até ao final de 2018

As obras de reabilitação do Mouchão da Póvoa, em Vila Franca de Xira, representam um investimento de 1,07 milhões de euros e devem estar concluídas até ao final de 2018.

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, destacou, no dia em que a intervenção arrancou, duas «funções fundamentais» do mouchão: «Uma ambiental, porque é um verdadeiro santuário de avifauna, e outra agrícola, que deixou de existir».

As obras têm um prazo de execução de seis meses e contemplam a reconstrução do troço do dique e de uma porta de água, que foram destruídos, e também a reposição nas traseiras do dique de parte dos terrenos que foram arrastados do interior do mouchão para o leito do Tejo.

O Mouchão da Póvoa, com 1200 hectares, é um dos três mouchões existentes no concelho de Vila Franca de Xira e caracteriza-se pela atividade agrícola ali desenvolvida pelos antigos proprietários.

«Estamos às portas de Lisboa e nós queremos muito que estes 1200 hectares possam ser utilizados para a produção de bens hortícolas», afirmou o Ministro, realçando que não existe qualquer intenção de introduzir atividade turística no Mouchão.

«Não se pode construir no Mouchão. Existem aqui três ou quatro casas que podem ser recuperadas para guardar alfaias agrícolas. Qualquer utilização turística terá de ser apenas ligada à agricultura e será muito mais de visitação do que dormir aqui», acrescentou.